Ensino de História 4 - As fontes históricas (atividade para o 6º ano)



A História é uma disciplina que trata do estudo dos homens no tempo. Ao contrário do que acontece com a literatura, por exemplo, não é possível reconstruir o passado sem fontes, vestígios e documentos deixados pelas sociedades que marcaram a sua presença na Terra. E o que seriam essas fontes usadas no estudo da História? Quaisquer objetos, artefatos, livros, ferramentas, construções, poemas, ideias e outras coisas que marcaram a passagem do homem no nosso mundo.

Toda presença humana é registrada por vestígios deixados no tempo. O historiador pesquisa e descobre esses vestígios para reconstruir fatos e contar como as pessoas viviam no passado, como trabalhavam, se divertiam, como criavam os filhos, como construíam os abrigos ou mesmo como organizavam a sua visão religiosa. Todo vestígio deixado pela presença do homem no mundo marca uma determinada cultura, ou seja, expressa uma forma de enxergar a vida. Apenas os seres humanos podem construir e transmitir cultura. Os chamados animais “irracionais”, como gatos e cachorros, não podem ensinar nada aos filhotes, os quais devem aprender tudo por instinto. Já os seres humanos podem aprender a pintar, caçar, escrever, lutar nas guerras ou semear o campo para o plantio. E todos esses conhecimentos deixam vestígios históricos no mundo e podem ser ensinados aos mais jovens. Não é maravilhoso?

As fontes históricas podem ser materiais ou imateriais. São materiais quando se referem a coisas que podem ser tocadas, vistas e experimentadas pelos sentidos (visão, olfato, audição, tato e paladar). Por exemplo, as ruínas de casas ou prédios, espadas, carros de boi, estátuas, ferramentas e demais objetos. Já as fontes imateriais se referem às formas como as sociedades se enxergam a si próprias e se situam no mundo. Danças folclóricas, músicas, cultos religiosos, poesias e demais ideias formam as fontes imateriais, ou seja, fontes que não dependem da matéria para existir, mas que podem ser transmitidas de geração em geração.

Se você guardou um brinquedo, um livrinho ou uma roupa do tempo em que era muito criancinha, tenha certeza: você tem fontes históricas também! São vestígios que contam a história da sua vida e da sua família. Portanto, pense muito bem antes de jogar fora as coisas que contam a história do seu passado. Você pode se esquecer e não ter como contar para os familiares e amigos quais os aspectos mais importantes da sua própria história. Um grande abraço para todos. Estamos com saudades!





Questões 

1 – Por que não conseguimos aprender a história do passado sem fontes ou vestígios?

2 – Preste atenção no quadro abaixo e diga quais não pertencem ao conjunto das fontes históricas:

Ruínas do Coliseu na cidade de Roma            Túmulo do imperador D. Pedro I
A Bíblia                       Poema “O navio negreiro”, de Castro Alves
Areia do deserto do Saara                           Árvores da Floresta Amazônica
Diário pessoal de um estudante da Escola Gilberto José Tanus Braz



3 – Explique a diferença entre fontes materiais e imateriais.


4 – O tema da questão é o “tempo”. Preste atenção na tirinha do personagem Calvin.



Por que Calvin achou que tinha controlado o tempo? Por que o relógio de Calvin é uma fonte histórica?


5 – Cite um objeto pessoal que você considera como uma fonte histórica importante para contar a história da sua vida. Pode ser uma roupa de bebê, um livro que gostou de ler, um brinquedo ou qualquer outro objeto. Depois de citar o seu objeto pessoal, explique porque ele é importante para você.

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