A
História é uma disciplina que trata do estudo dos homens no tempo. Ao contrário
do que acontece com a literatura, por exemplo, não é possível reconstruir o
passado sem fontes, vestígios e documentos deixados pelas sociedades que
marcaram a sua presença na Terra. E o que seriam essas fontes usadas no estudo
da História? Quaisquer objetos, artefatos, livros, ferramentas, construções,
poemas, ideias e outras coisas que marcaram a passagem do homem no nosso mundo.
Toda
presença humana é registrada por vestígios
deixados no tempo. O historiador pesquisa e descobre esses vestígios para reconstruir fatos e contar como as pessoas viviam no
passado, como trabalhavam, se divertiam, como criavam os filhos, como construíam
os abrigos ou mesmo como organizavam a sua visão religiosa. Todo vestígio deixado pela presença do homem
no mundo marca uma determinada cultura,
ou seja, expressa uma forma de enxergar a vida. Apenas os seres humanos podem
construir e transmitir cultura. Os
chamados animais “irracionais”, como gatos e cachorros, não podem ensinar nada
aos filhotes, os quais devem aprender tudo por instinto. Já os seres humanos
podem aprender a pintar, caçar, escrever, lutar nas guerras ou semear o campo
para o plantio. E todos esses conhecimentos deixam vestígios históricos no mundo e podem ser ensinados aos mais
jovens. Não é maravilhoso?
As
fontes históricas podem ser materiais
ou imateriais. São materiais quando se referem a coisas
que podem ser tocadas, vistas e experimentadas pelos sentidos (visão, olfato,
audição, tato e paladar). Por exemplo, as ruínas de casas ou prédios, espadas,
carros de boi, estátuas, ferramentas e demais objetos. Já as fontes imateriais se referem às formas como as sociedades se enxergam a si próprias
e se situam no mundo. Danças folclóricas, músicas, cultos religiosos, poesias e
demais ideias formam as fontes imateriais,
ou seja, fontes que não dependem da matéria para existir, mas que podem ser transmitidas
de geração em geração.
Se
você guardou um brinquedo, um livrinho ou uma roupa do tempo em que era muito
criancinha, tenha certeza: você tem fontes históricas também! São vestígios que contam a história da sua
vida e da sua família. Portanto, pense muito bem antes de jogar fora as coisas
que contam a história do seu passado. Você pode se esquecer e não ter como
contar para os familiares e amigos quais os aspectos mais importantes da sua
própria história. Um grande abraço para todos. Estamos com saudades!
Questões
1 – Por que não conseguimos
aprender a história do passado sem fontes ou vestígios?
2 – Preste atenção no quadro
abaixo e diga quais não pertencem ao conjunto das fontes históricas:
Ruínas do Coliseu na
cidade de Roma Túmulo do imperador D. Pedro I
A Bíblia Poema “O navio
negreiro”, de Castro Alves
Areia do deserto do
Saara Árvores
da Floresta Amazônica
Diário pessoal de um
estudante da Escola Gilberto José Tanus Braz
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3 – Explique a diferença
entre fontes materiais e imateriais.
4 – O tema da questão é o
“tempo”. Preste atenção na tirinha do personagem Calvin.
Por
que Calvin achou que tinha controlado o tempo? Por que o relógio de Calvin é
uma fonte histórica?
5
– Cite um objeto pessoal que você considera como uma fonte histórica importante
para contar a história da sua vida. Pode ser uma roupa de bebê, um livro que
gostou de ler, um brinquedo ou qualquer outro objeto. Depois de citar o seu
objeto pessoal, explique porque ele é importante para você.
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